a revolução
dos tipos
doutorado
fauusp

1997 1999

tipos clássicos
caslon 540 linotype
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William Caslon (1692–1766) foi um gravador inglês que se tornou designer de tipos e fundou a Caslon Type Foundry. Seu trabalho partia dos antigos desenhos holandeses, mas não possuía a perfeição irreprovável como a que teriam os desenhos da Bodoni e da Baskerville.
A força do design de Caslon não estava na habilidade de criar formas de letras perfeitas, mas em criar fontes de tipos que quando compunham uma página de texto pareciam perfeitas, independentemente do desenho de cada letra em particular. A primeira mostra da fonte Caslon aconteceu em 1734. Adotando medidas e proporções do velho estilo holandês, tornou-se o primeiro grande tipo inglês, além de se constituir num padrão para tudo o que se seguiu. Diz-se que, “assim como Shakespeare deu à Inglaterra um teatro nacional, Caslon deu ao país um tipo nacional”. HALEY, Alan. History of Type. In Graphis Typography 1, Zürich, Graphis Press, 1994, p. 11.
Conta-se que o jovem gravador William Caslon foi encarregado de gravar uma fonte em alfabeto árabe para um grupo de impressores ingleses que publicariam uma série de textos religiosos. Terminado o trabalho, Caslon gravou seu nome em tipo romano, corpo 12, para identificar a prova, e as poucas letras de sua assinatura atraíram a atenção dos impressores. Esse teria sido o início da dedicação de Caslon à atividade tipográfica. No início do século XVIII, os impressores ingleses se utilizavam de muitas fontes holandesas, pois a manufatura de tipos na Inglaterra era pequena. Assim, seria quase inevitável que Caslon fosse influenciado pelas características desse desenho. Suas primeiras fontes datam de 1720, mas seu catálogo de tipos só foi publicado em 1734, no qual, além das fontes de tipos romanos e itálicos, apareciam algumas em alfabeto grego, hebreu e árabe.
O sucesso das fontes de Caslon e sua crescente reputação entre os impressores ingleses retardaram na Inglaterra as influências das mudanças que ocorriam no continente europeu. Durante o século XVII, os tipos holandeses preponderaram na Europa, mas no final do século, cerca de 1692, Philippe Grandjean, gravador francês de tipos, criou o tipo Roman du Roi. Foi o primeiro a ser desenhado segundo princípios matemáticos, direcionando o caminho para o desenho do tipo hoje chamado de moderno. A Roman du Roi tinha seu uso restrito à Imprimérie Royale, mas influenciou consideravelmente a fundição de tipos comerciais. Entretanto, na Inglaterra as experimentações com novas formas estavam abafadas, aparentemente, pela excelência do trabalho de Caslon. As mudanças no desenho dos tipos efetuadas pelos holandeses, chamados hoje de Old Style, encontraram seu desenvolvimento final por meio de William Caslon. Os tipos originais de Caslon podem hoje ser vistos na St. Bride’s Printing Library, em Londres.
A American Type Founders foi formada em 1892. Em 1902, lançou uma cópia, desenhada por sua equipe, e, em 1905, uma versão levemente mais bold, a Caslon 540. Esse desenho foi modificado depois, para ser adaptado às tecnologias da Intertype e Linotype. Os dois desenhos diferenciam-se da fonte original pelas descendentes mais curtas e maior contraste, características que as tornam aptas para a impressão rápida e para as novas variedades de papéis introduzidas na virada do século.