a revolução
dos tipos
doutorado
fauusp
1997 1999tipos clássicos
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William Caslon (16921766)
foi um gravador inglês que se tornou designer de tipos e fundou
a Caslon Type Foundry. Seu trabalho partia dos antigos desenhos holandeses,
mas não possuía a perfeição irreprovável
como a que teriam os desenhos da Bodoni e da Baskerville.
A força do design de Caslon não estava na habilidade
de criar formas de letras perfeitas, mas em criar fontes de tipos
que quando compunham uma página de texto pareciam perfeitas,
independentemente do desenho de cada letra em particular. A primeira
mostra da fonte Caslon aconteceu em 1734. Adotando medidas e proporções
do velho estilo holandês, tornou-se o primeiro grande tipo inglês,
além de se constituir num padrão para tudo o que se
seguiu. Diz-se que, assim como Shakespeare deu à Inglaterra
um teatro nacional, Caslon deu ao país um tipo nacional.
HALEY, Alan. History of Type. In Graphis
Typography 1, Zürich, Graphis Press, 1994, p. 11.
Conta-se que o jovem gravador William Caslon foi encarregado de gravar
uma fonte em alfabeto árabe para um grupo de impressores ingleses
que publicariam uma série de textos religiosos. Terminado o
trabalho, Caslon gravou seu nome em tipo romano, corpo 12, para identificar
a prova, e as poucas letras de sua assinatura atraíram a atenção
dos impressores. Esse teria sido o início da dedicação
de Caslon à atividade tipográfica. No início
do século XVIII, os impressores ingleses se utilizavam de muitas
fontes holandesas, pois a manufatura de tipos na Inglaterra era pequena.
Assim, seria quase inevitável que Caslon fosse influenciado
pelas características desse desenho. Suas primeiras fontes
datam de 1720, mas seu catálogo de tipos só foi publicado
em 1734, no qual, além das fontes de tipos romanos e itálicos,
apareciam algumas em alfabeto grego, hebreu e árabe.
O sucesso das fontes de Caslon e sua crescente reputação
entre os impressores ingleses retardaram na Inglaterra as influências
das mudanças que ocorriam no continente europeu. Durante o
século XVII, os tipos holandeses preponderaram na Europa, mas
no final do século, cerca de 1692, Philippe Grandjean, gravador
francês de tipos, criou o tipo Roman du Roi. Foi o primeiro
a ser desenhado segundo princípios matemáticos, direcionando
o caminho para o desenho do tipo hoje chamado de moderno. A Roman
du Roi tinha seu uso restrito à Imprimérie Royale, mas
influenciou consideravelmente a fundição de tipos comerciais.
Entretanto, na Inglaterra as experimentações com novas
formas estavam abafadas, aparentemente, pela excelência do trabalho
de Caslon. As mudanças no desenho dos tipos efetuadas pelos
holandeses, chamados hoje de Old Style, encontraram seu desenvolvimento
final por meio de William Caslon. Os tipos originais de Caslon podem
hoje ser vistos na St. Brides Printing Library, em Londres.
A American Type Founders foi formada em 1892. Em 1902, lançou
uma cópia, desenhada por sua equipe, e, em 1905, uma versão
levemente mais bold, a Caslon 540. Esse desenho foi modificado depois,
para ser adaptado às tecnologias da Intertype e Linotype. Os
dois desenhos diferenciam-se da fonte original pelas descendentes
mais curtas e maior contraste, características que as tornam
aptas para a impressão rápida e para as novas variedades
de papéis introduzidas na virada do século. |
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