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Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
   
   
Complementarmente, a AES Sul:

— Atualiza, sempre que necessário, o material de comunicação destinado aos consumidores/clientes (como rótulos, embalagens, bulas, manuais de operação, instruções de uso, termos de garantia e peças publicitárias, entre outros), para tornar mais transparente o relacionamento e mais seguro o uso dos produtos;
— Chama a atenção do cliente/consumidor para alterações nas características (composição, qualidade, prazos, peso, preço, etc.) de seus produtos ou serviços;
— Tem política formal contra propaganda que coloque crianças, adolescentes, negros, mulheres ou qualquer indivíduo em situação preconceituosa, constrangedora, desrespeitosa ou de risco;
— Realiza análise prévia de peças publicitárias para verificar a conformidade com seus valores éticos e com a legislação de defesa do consumidor;
— Tem um ombudsman do consumidor, dentro do setor de Ouvidoria;
— Possui Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou outra forma de atendimento especializado para receber e encaminhar sugestões, opiniões e reclamações relativas a seus produtos e serviços;
— Promove treinamento contínuo de seus profissionais de atendimento para uma relação ética e de respeito aos direitos do consumidor;
— Treina e incentiva seu profissional de atendimento a reconhecer falhas e agir com rapidez e autonomia na resolução de problemas;
— Adverte continuamente seu profissional de atendimento e áreas correlatas sobre a importância de procedimentos éticos na obtenção, na manutenção e no uso das informações de caráter privado resultantes da interação com seus consumidores, clientes ou usuários;
— O serviço de atendimento a consumidores/clientes é acompanhado por indicadores e tem representação nos processos de tomada de decisão da empresa;
— Ao vender produtos e serviços, a empresa utiliza somente argumentos verdadeiros para o convencimento do consumidor ou cliente;
— Tem política explícita de não-suborno para obtenção de decisão de compra de produtos ou contratação de serviços;
— Mantém programa especial com foco em saúde e segurança do consumidor/cliente de seus produtos e serviços;
— Possui sistemas internos ágeis e capacita sua área de comunicação externa para responder com rapidez e transparência a situações de crise;
— Possui uma política formal de proteção à privacidade e/ou um sistema de gestão das informações privadas do consumidor/cliente (ou usuário);
— Informa ao cliente o propósito da coleta de informações pessoais antes de fazê-la;
— Solicita apenas informações pessoais relevantes e não além dos objetivos para os quais declara serem necessárias;
— Fornece informações cadastrais do cliente a terceiros apenas mediante a autorização dele.
         
  Dimensão Social do Consumo      
         
  Estágio da Empresa


     
  Política de Comunicação Comercial   Além de ter uma política de comunicação e esclarecer e alertar para cuidados necessários ao uso de seus produtos e serviços, desenvolve parceria com fornecedores, distribuidores assistência técnica e representantes de consumidores visando criar uma cultura de responsabilidade e transparência na comunicação com consumidores e clientes.

 
  Excelência do Atendimento

  Atua pró-ativamento no estabelecimento de canais de comunicação gratuitos e de fácil acesso para o consumidor/cliente e incorpora as manifestações e expectativas dele no desenvovimento de produtos e serviços e na revisão do material de comunicação.

 
  Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais   Faz pesquisas e trabalha com fornecedores e distribuidores, consumidores, concorrentes e governo para um contínuo aperfeiçoamento dos produtos e serviços, substituindo componentes, tecnologias e procedimentos para minimizar riscos à saúde e à segurança, evitar danos morais e garantir a privacidade de consumidor/clientes.