Política Cultural—Grupo AES no Brasil
1. A estratégia de política cultural das companhias controladas pelo
Grupo AES no Brasil tem dois objetivos:
a) Fornecer às comunidades nas quais as companhias (AES Eletropaulo,
AES Tietê e AES Uruguaiana) estão inseridas e ao público interno
oportunidades de acesso a atividades culturais, artísticas e educativas;
b) Valorizar a imagem institucional das companhias junto a essas mesmas comunidades;
Por comunidade entenda-se grupos compostos por indivíduos de perfis semelhantes.
Por exemplo: baixa renda, formadores de opinião, clientes corporativos, jornalistas etc.
2. As ações culturais estarão permanentemente em linha com a estratégia corporativa das companhias e do grupo AES no Brasil;
3. Sempre que possível e conveniente para a valorização da imagem do grupo AES no Brasil, as empresas controladas desenvolverão ações de política cultural em conjunto;
4. Tendo em vista o compromisso do grupo AES no Brasil com o desenvolvimento sustentável, as ações culturais deverão estar em consonância com o programa de responsabilidade social e os princípios da política de meio-ambiente, saúde e segurança no trabalho das companhias;
5. As ações culturais também deverão estar em consonância com as prioridades corporativas específicas para os públicos-alvos a que se destinam e sujeitar-se à disponibilidade de recursos orçamentários das companhias;
6. A AES Eletropaulo tem três públicos-alvos prioritários, sob responsabilidade direta das seguintes áreas:
Comunidade de Menor Poder Aquisitivo
Vice-Presidência de Operações
Clientes Corporativos
Vice-Presidência Comercial
Formadores de Opinião
Presidência
7. A AES Tietê e a AES Uruguaiana têm dois públicos-alvos prioritários, sob responsabilidade direta das seguintes áreas:
Comunidades Municipais
Vice-Presidência de Operação e Manutenção
Formadores de Opinião
Presidência
8. As ações culturais serão dirigidas preferencialmente aos públicos-alvos relacionados nos itens 5 e 6. Estas ações serão definidas em conjunto pela área de Comunicação e Responsabilidade Social e pelas áreas diretamente responsáveis. Posteriormente serão encaminhadas à aprovação do Comitê de Política Cultural do grupo AES no Brasil;
9. A implantação de qualquer projeto cultural deverá ser previamente aprovada pelo
Comitê de Política Cultural do Grupo AES no Brasil;
10. Serão consideradas as seguintes variáveis para a definição e aprovação dos projetos:
—Perenidade
—Originalidade
—Impacto positivo para a comunidade
—Coerência com as mensagens principais do Grupo AES
—Potencial de exposição de imagem positiva das companhias
—Potencial de retorno de mídia e de atração de parcerias
—Possibilidade de associação direta dos nomes das empresas do
Grupo AES ao projeto
—Idoneidade da instituição proponente
—Demais parcerias envolvidas no projeto
11. A fim de potencializar a utilização de recursos próprios, os projetos culturais serão implantados apenas se estiverem sujeitos a benefícios fiscais, exceto em ocasiões em que a companhia não apresentar lucro fiscal;
12. Os projetos deverão ser planejados ao final de cada ano para execução no ano seguinte;
13. Os projetos deverão observar as seguintes prioridades temáticas, com o objetivo de consolidar a imagem do grupo AES no Brasil:
Música:shows populares no formato “Domingo Show AES Eletropaulo” e apresentações eruditas no formato “Acorde para o Meio Ambiente”;
Social/Cultural: “Programa Geração Cidadania”— projetos sociais/culturais com foco em crianças e adolescentes carentes dos municípios
Educação: produção de livros-brinde e estímulo à abertura e operação de bibliotecas regionais
Meio-ambiente: Programa de Educação Ambiental, com foco em
crianças e adolescentes
Cinema
Teatro
Obs: os demais temas serão objeto de discussões específicas
14. Os recursos provenientes dos incentivos fiscais deverão ser planejados anualmente e atualizados a cada mês ou trimestre, adaptando-se à forma de tributação da empresa e observando as seguintes diretrizes:
AES Eletropaulo
60 %—Eventos destinados à comunidade de menor poder aquisitivo
15 %—Eventos destinados a formadores de opinião
15 %—Eventos destinados a clientes
10 %—Eeventos pontuais de interesse da companhia
AES Tietê e AES Uruguaiana
85 %—Ações/eventos destinados à comunidade
10 %—Eventos destinados a formadores de opinião
5 %—Eventos pontuais de interesse da companhia
15. Recursos próprios para eventuais complementos dos incentivos fiscais deverão ser alocados no orçamento da área de Comunicação e Responsabilidade Social da
AES Eletropaulo, da AES Tietê e da
AES Uruguaiana;
16. Projetos que eventualmente superarem o limite constante do orçamento da área de Comunicação e Responsabilidade Social serão objeto de deliberação específica do
Comitê de Política Cultural e de definição de nova fonte de recursos;
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