LUXURYPRINTING UMEXPERIMENTO
A realização do projeto em 2007 foi um experimento gráfico, cujo desafio era o de que a revista Luxury Printing chegasse ao mercado com a proposta de ser um experimento gráfico, com pouquíssimos textos, num tom francamente ousado que é característica marcante do estilo de seu idealizador e editor, o designer Vicente Gil. O nome tinha um caráter contraditório, falava e imprimia com luxo, mas era conceitualmente contra o luxo. Misturava o nobre com o pobre, o artificial com o natural e no fundo se constituía num falso luxo. Não usava os conceitos de luxo para se manifestar, abominava o uso indiscriminado do ornamento.
Um dos objetivos mais importantes era a apresentação de novos talentos em design gráfico, reunindo a produção de jovens artistas e estudantes, abrindo espaço para a publicação de novas atitudes na cena do design gráfico nacional. Nesse sentido, Luxury Printing era uma revista única no Brasil, fruto de uma produção gráfica intensa.
Todos os participantes eram alunos e ex-alunos do professor Vicente Gil na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Solução
O ponto de partida foi a profunda insatisfação diante da produção gráfica naquele momento, cada vez mais submetida a uma lógica estritamente publicitária, distante de qualquer princípio, que tendia mais e mais a uma profusão de ornamentos. A perspectiva era a da mudança no fluxo das informações, a mudança no modo de interagir com a comunicação de massa e o modo pelo qual a sociedade percebia esse signficado.
O projeto visa a elaboração de material com características inovadoras e totalmente experimentais, num âmbito mais acadêmico embora sem os limites impostos pela própria academia.
Direção de Criação e Design
Vicente Gil
Designers Participantes
Nasha Gil
Fábio Liu
Guido Giblio