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Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
Apresentação
Práticas
Relacionamentos
Conclusões
Créditos
Considerações Finais
Temas Abrangentes
Diferentes Públicos

Relacionamento com Diferentes Públicos

(I) Acionistas e Financiadores

Em função de uma adequada estratégia financeira de renegociação com bancos credores, os financiadores receberam melhor proporção do Valor Adicionado em 2005, cerca de 20% do total. No caso dos acionistas, a participação na riqueza da empresa ainda revela perda. Entretanto, cabe destacar que as ações da empresa na Bovespa cresceram mais que o Ibovespa em 2005. Merece destaque ainda a criação de um site de relacionamento com investidores.

(II) Consumidores e Clientes

As práticas de excelência no mercado se referem ao atendimento ao consumidor e à implemen-
tação de uma política de relacionamento
comercial. O melhor atendimento ao cliente se
revela em ações como a instalação de megalojas,
reformulação da Ouvidoria, melhoria do
Call Center e criação de uma rede terceirizada,
levando o atendimento pessoal a todos os
municípios da área de concessão.

(III) Público Interno

O investimento na gestão participativa no que tange ao relacionamento da AES Eletropaulo com seus funcionários também se evidencia em vários pontos. Padrões de excelência reconhecidos surgem na articulação com sindicatos e no diálogo permanente. A crescente inserção das mulheres em seu quadro gerencial é outro fator a ressaltar. A existência de uma sede própria para o desenvolvimento do Sistema de Educação Corporativa sinaliza para o público interno e externo que a idéia e a prática da gestão do conhecimento estão presentes na empresa. Junte-se a isso uma preocupação permanente com saúde, segurança e boas condições de trabalho e percebe-se um cenário de avanços, resultado de investimento social interno da ordem de R$ 4,3 milhões em 2005.

(IV) Fornecedores

Nos últimos anos é crescente o volume alocado à aquisição de bens e serviços, chegando a
R$ 5 bilhões em 2005. O relacionamento com os
fornecedores passa por critérios rigorosos de
seleção e avaliação nos temas de ética, direitos
humanos e, particularmente, questões
ambientais.
Os trabalhadores terceirizados participam do
processo de desenvolvimento profissional
ofertado ao público interno da empresa.

(V) Comunidade

São muitas as ações da AES Eletropaulo relativas a seu investimento social externo. Estas ações apontam para aspectos comuns como: envolvimento da comunidade; parcerias com outras organizações, particularmente as públicas; e foco em educação, entendida em conceito ampliado, e na criança e adolescente.
O atendimento ao cliente de baixa renda, por
exemplo, passou de uma forma reativa presente
até 2004 a um processo estruturado de diálogo
constante. No tema de segurança e meio ambien-
0te fica evidente a preocupação da empresa com
a comunidade e a preservação ambiental. Palestras, eventos e campanhas na mídia
demonstram o interesse da AES Eletropaulo no
fortalecimento da relação com esse stakeholder.
O estímulo ao uso racional e seguro de energia
utiliza como ferramentas a educação e a
conscientização por meio do Procel nas Escolas e
do Eletropaulo na Comunidade.

(VI) Os programas de educação permanente

Circo das Artes e as duas Creches Luz e Lápis, além da implantação de salas de leitura, mostram como trabalhar a educação como fator de inclusão social, sem ser assistencialista.
Na área de entretenimento, O Domingo Show e
O Consumidor é Show são também exemplos de
como abrir oportunidades às comunidades da
cidade de São Paulo e de regiões periféricas.
A geração de renda é outro foco dos investimen-
tos sociais externos da AES Eletropaulo ao
disponibilizar espaços, em regime de comodato,
para atividades produtivas.
A regularização de ligações clandestinas abre a porta para que as pessoas envolvidas vivenciem o sentido da palavra cidadania. Os cidadãos se habilitam ao crédito, à melhoria de suas condições de vida e têm acesso a outros benefícios, tais como bibliotecas e internet.
O estabelecimento da Política Cultural para o conjunto do Grupo AES se reflete nas múltiplas ações que a AES Eletropaulo desenvolve e pretende seguir. Importantes parcerias com outras empresas do setor privado e do setor público contribuíram para os esforços de criação do Museu da Língua Portuguesa e do Museu de Energia Núcleo de São Paulo.

(VII) Governo

Este é o grande beneficiário do valor adicionado distribuído pela AES Eletropaulo, atingindo 66% do total no ano de 2005. Entretanto, não apenas por meio de tributos a empresa se relaciona com o governo. A lisura e transparência são padrões de comportamento da empresa nesse relacionamen-
to. Práticas anticorrupção na AES Eletropaulo são
padrões referenciais dentro e fora do país.
A participação da empresa em associações e
fóruns empresariais, além do apoio a projetos de
órgãos públicos (eficiência energética na
iluminação de prédios públicos nas áreas de
saúde, cultura e educação) indicam sua inserção
no espaço público.

Este Relatório descreveu um cenário onde a sociedade e suas instituições podem contemplar o que a AES Eletropaulo tem feito em termos de Responsabilidade Social Corporativa.
A transparência das ações, a atenção com os temas fundamentais, o relacionamento com os stakeholders e os investimentos realizados mostram que a empresa se associa às Metas do Milênio [14] de forma concreta e consistente.
 
[14] www.pnud.org.br
Até 2015, todos os 191 Estados—Membros das Nações Unidas assumiram o compromisso de: 1.Erradicar a Pobreza e a Fome; 2.Atingir o Ensino Básico Universal;
3.Promover a Igualdade entre os Sexos e a Autonomia das Mulheres; 4.Reduzir a Mortalidade Infantil; 5.Melhorar a Saúde Materna; 6.Combater o HIV/AIDS, a Malária e outras Doenças;
7.Garantir a Sustentabilidade Ambiental;
8.Estabelecer uma Parceria Universal para o Desenvolvimento