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Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
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Mensagem do Presidente

O termo Responsabilidade Social dá margem a diversas interpretações. Em um extremo, seria a execução de programas estanques, no geral assistencialistas, e destinados, portanto, exclusivamente aos segmentos mais carentes da população. Em outro, extrapola o caráter de programa e se transforma em ação cotidiana, integrada ao planejamento estratégico e à rotina de uma companhia. Esta segunda interpretação pode ser traduzida por sustentabilidade—ou, em outras palavras, a busca da solidez econômica e financeira, integrada à atuação social e ambientalmente consistente.

É a este último compromisso que as empresas do grupo AES no Brasil aderem e buscam se integrar. Compromisso, afinal, é um dos valores da AES Corporation. Na prática, este termo se reflete na maneira transparente, pró-ativa e sempre em busca de aperfeiçoamento com que as empresas do grupo se relacionam com todos os públicos-alvos: funcionários, clientes, comunidades, investidores, reguladores e poderes públicos, entre outros. Além, é evidente, de direcionar esforços concentrados, por meio de programas específicos, àqueles que mais precisam de ajuda.

Como prestadoras de serviço público, as empresas do grupo AES no Brasil, principalmente as distribuidoras, têm uma interação muito forte com a comunidade. Por essa razão, as ações destas empresas são múltiplas e pretendem atender a diversas necessidades relacionadas a lazer, cultura, educação, segurança e meio ambiente.

O resultado desta postura está exposto sob a forma de indicadores e cases ao longo dos relatórios de Responsabilidade Social das empresas AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e AES Uruguaiana. Por eles, nota-se o comprometimento de todas as áreas—e não apenas aquelas cuja atividade-fim é a responsabilidade social—com a atuação social e ambiental consistente.

Em nosso entender, este é o enfoque correto e o único com potencial para contribuir para um sólido desenvolvimento de longo prazo. Desenvolvimento econômico, social e ambiental, mas, principalmente, humano. Note-se que, ao se empenhar em provocar mudanças de comportamento, uma companhia provoca, também, mudança de valores.
Essa mudança acaba por não se restringir à vida profissional, mas torna-se visível também na atuação pessoal, funcionando como exemplo para a cadeia de relacionamentos de cada um.

Em síntese, provocar a mudança é a nossa intenção e a nossa meta. Acreditamos que somente cidadãos conscientes de seus direitos e preocupados com a evolução coletiva tornam possível a construção de um desenvolvimento consistente do ponto de vista social, ambiental e econômico.

Eduardo José Bernini
Diretor-Presidente
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