Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
Apresentação
Práticas
Relacionamentos
Conclusões
Créditos
Principios
Sócio-Ambiental
Valor Adicionado

[8] Para mais informações
sobre ações, projetos e
investimentos relacionados à
atuação Sócio-Ambiental,
veja o Relatório Ambiental
2005 AES Tietê.
Reflorestamento
e Remoção de Carbono da Atmosfera


A AES Tietê dá continuidade a um ambicioso
Projeto Florestal de Remoção de Carbono da atmosfera, iniciado em 2004, com a proposta de metodologia para o plantio de 16 milhões de mudas de no mínimo
80 espécies nativas em cerca de 8,8 mil hectares
até 2010. O projeto terá potencial para seqüestrar 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono ao longo de 20 anos, com objetivo de venda de créditos de carbono aos países industrializados que ratificaram o Protocolo de Quioto (Alemanha, França, Rússia, entre outros).
Reconhecimento Público

Em 2005 a AES Tietê obteve o segundo lugar na categoria Menção Honrosa do 3º Benchmarking Ambiental Brasileiro promovido pela Mais Projetos Socioambientais. Essa premiação avalia os projetos em função dos benefícios à instituição, à comunidade e ao meio ambiente.
Atuação Sócio-Ambiental [8]

A empresa apresenta padrões referenciais, segundo indicadores nacionais e internacionais, nos itens: comprometimento com a causa ambiental e gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços.

Esse resultado deve-se ao desenvolvimento de ações, baseadas nos princípios da sustentabilidade ambiental, e à gestão que produz estudos de impacto em toda cadeia produtiva. Além disso, a AES Tietê desenvolve parcerias com fornecedores, visando à melhoria de seus processos de gestão ambiental, e participa da destinação final de produtos e processos pós-consumo.

Esse conjunto de ações é derivado do esforço iniciado em 2004, quando foi instituído um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), como instrumento para o planejamento, a elaboração de projetos e o desenvolvimento de atividades relacionadas à preservação do ambiente, com destaque para o uso de tecnologias que eliminem ou minimizem impactos.

Em 2005, as metas adotadas pela empresa foram estabelecidas segundo parâmetros do Protocolo de Quioto, da Convenção de Estocolmo, da Política Nacional de Meio Ambiente e da Convenção da Biodiversidade. O cumprimento dessas metas foi praticamente integral (entre 76% e 100%), segundo padrões nacionais e internacionais.

Novas metas são periodicamente estabelecidas para a redução do consumo de recursos naturais, para sua reutilização e, ainda, para a diminuição de resíduos e dejetos.

Equipamentos antigos que contêm PCB (Bifenilas Policloradas) são substituídos e têm acompanhamento da destinação final, fundamental para evitar a contaminação do solo e da água. Esse procedimento cumpre plenamente as exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ações de caráter preventivo são desenvolvidas por meio de projetos de educação ambiental, que incluem campanhas informativas para funcio-nários e seus familiares e orientações para as comunidades do entorno da empresa.

Investimentos Ambientais



A AES Tietê promoveu em 2005 um total de
R$ 4,7 milhões em investimentos ambientais, sendo a grande proporção dos recursos
(R$ 4 milhões) destinados ao cumprimento de
compensações e, de forma geral, são relacionadas
às licenças de operação das usinas. Um valor
menor, 15% do total, foi investido em programas
e projetos externos.