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Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
Apresentação
Práticas
Relacionamentos
Conclusões
Créditos
Princípios
Sócio-Ambiental
Valor Adicionado
Princípios, Valores e Transparência

Desde dezembro de 2005, a empresa adota os valores da AES Corporation:
Segurança
O Grupo AES sempre coloca a segurança em primeiro lugar —em relação ao seu pessoal, contratados e integrantes das comunidades atendidas;

Integridade
As pessoas do Grupo AES são honestas, confiáveis e fidedignas. A integridade está no centro de tudo o que fazem—como conduzem suas ações, como desempenham seu trabalho e como interagem umas com as outras e com todas as partes envolvidas;

Compromisso
O Grupo AES tem um compromisso com as partes envolvidas (clientes, funcionários, comunidades, acionistas, fornecedores e parceiros) e quer que todas as suas empresas dêem uma contribuição positiva para a sociedade;

Excelência
O Grupo AES buscará ser o melhor em tudo o que fizer. O grupo irá desempenhar atividades de classe mundial e fornecer serviços de alta qualidade e confiáveis aos seus clientes;

Auto-realização
O Grupo AES quer que seu pessoal goste de seu trabalho, apreciando a auto-realização proporcionada por fazer parte de um time de sucesso que faz a diferença. As pessoas trabalham porque o trabalho as faz sentir-se realizadas, úteis e motivadas.

A mudança mais significativa foi a prioridade dada à segurança e à excelência, o que demonstra a grande importância que os dois conceitos têm para a AES em todo mundo. No caso do Brasil, a aplicação prática de ambos envolveu a adoção de uma série de providências ao longo dos últimos anos. Providências que serão acentuadas no futuro, não só porque passaram formalmente a integrar valores do grupo, mas também porque ambas estão diretamente relacionadas ao bem-estar físico e emocional.

Por sua vez, o Código de Ética da empresa reúne conceitos fundamentais e exige práticas saudáveis em todos os seus níveis organizacionais. Tanto assim que a AES Eletropaulo mantém um programa de disseminação dos valores e princípios institucionais para todos os níveis hierárquicos e para os parceiros externos.

O documento engloba os princípios fundamentais relativos à Responsabilidade Social, tais como: transparência e respeito aos públicos de relacionamento; saúde, meio ambiente e segurança; condutas individuais e institucionais baseadas em honestidade, integridade e imparcialidade; e rigor no cumprimento de códigos, leis, normas e regulamentos.

A aderência a preceitos e práticas se reflete, principalmente, no constante diálogo com os públicos envolvidos; na participação em associações de classe; na elaboração sistemática de relatórios sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais de suas atividades e na divulgação de dados pela Internet, intranet, mídia e participação em congressos. As questões éticas são também abordadas em pesquisas de clima organizacional e em comitês formais constituídos pela empresa.
Ética é incorporada à cultura dos funcionário

O curso de formação sobre o Código de Ética, ministrado a funcionários que atuam como agentes multiplicadores, alcançou em 2005 a quase totalidade do corpo funcional (95%). Principais resultados do programa:
—87% dos funcionários consideraram que houve maior entendimento sobre
o código e os valores
da empresa.
O canal de comunicação
AES Helpline é uma ferramenta para esclarecer dúvidas e denunciar eventuais violações ao
código de conduta.
—Cerca de 80% dos participantes responderam saber o que fazer, caso identifiquem alguma situação potencial de violação aos valores ou ao Código de Ética da empresa.
—Cerca de 80% dos participantes responderam acreditar que a empresa oferece meios adequados para reportar qualquer
tipo de dúvida e
denúncia relacionadas ao Código de Ética.
—Cerca de 70% dos funcionários informaram que se sentem confortáveis em utilizar o AES Helpline para esclarecer dúvidas ou reportar problemas relacionados à conduta
é tica na empresa.

Fonte
AES Eletropaulo
Ética e Conduta Corporativa/Compliance