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Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
Apresentação
Práticas
Relacionamentos
Conclusões
Créditos
Princípios
Sócio-Ambiental
Valor Adicionado
[12] Aplica-se neste documento
o conceito de receita
bruta consolidada
Geração e Distribuição do Valor Adicionado

O valor adicionado significa quanto a empresa agrega, em um período específico, aos insumos que adquire. Demonstra, também, a distribuição desses recursos entre os diferentes públicos (stakeholders) que contribuíram para essa adição de valor. Essa é uma informação definitiva em Relatórios de Responsabilidade Social porque explicita como se distribui a riqueza promovida pela empresa.

A tabela e os gráficos a seguir apontam informação interessante. A Receita Bruta mostra nítido crescimento ao longo dos anos. Mais importante, entretanto, é o fato de o aumento de riqueza gerada pela empresa ser maior que o crescimento de receita. Aí surgem as evidências de avanço da eficiência na empresa.
 
   
  Geração do Valor Adicionado [12] | R$ Mil  
   
 

Geração do Valor Adicionado


1 Receita Bruta
2 Bens e Serviços Adquiridos de Terceiros
3 Valor Adicionado Bruto (1–2)
4 Retenções (Depreciação, Amortização, Exaustão)
5 Valor Adicionado Líquido (3–4)
6 Tranferências (Resultado da Equivalência Patrimonial,
     Resultado de Participações Societárias e Receitas Financeiras)

7 Valor Adicionado a Distribuir (5+6)
2003


8.652.374
4.330.741
4.321.633
269.386
4.052.247
578.253

4.630.500
2004


9.796.560
4.724.141
5.072.419
273.862
4.798.557
530.348

5.328.905
2005


10.397.277
5.126.386
5.270.891
299.608
4.971.283
754.534

5.725.817
 
   
 
 
Evolução da Geração da Receita Bruta | R$ Mil
Valor Adicionado | %
Valor Adicionado a Distribuir |
% da Receita Bruta
No que diz respeito a quem se apropria do valor adicionado, o cenário pouco mudou nos últimos anos. O governo, por meio da arrecadação de impostos, continua ficando com a maior proporção de riqueza gerada pela empresa.
Distribuição do Valor Adicionado | %