Home

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
Apresentação
Práticas
Relacionamentos
Conclusões
Créditos
Investidores
Público Externo
Público Interno
Fornecedores
Comunidade
Governo
Fornecedores

Na AES Eletropaulo é crescente o volume de
recursos alocados à aquisição de bens e serviços
adquiridos de terceiros, atingindo cerca de
R$ 5 bilhões em 2005. Isso tem um reflexo direto
no mercado de trabalho e na geração de riqueza.

Gastos com Terceiros | R$ Mil
Evolução de Bens e Serviços Aquiridos de
Terceiros
| % da Receita Bruta
A empresa possui critérios rigorosos para a seleção e avaliação de fornecedores, que incluem a comprovação documental do respeito à legislação; da responsabilidade social, incluindo a proibição do trabalho infantil; das relações adequadas de trabalho e da adoção de padrões ambientais. Desde a fase de cadastramento de novos fornecedores a empresa procura dar oportunidades e buscar alternativas considerando o desenvolvimento do mercado.

Nos processos de contratação, a empresa tem o cuidado de encaminhar previamente aos proponentes a sua “Política Ambiental” e, de acordo com a natureza da atividade, o “Questionário de Atuação Ambiental de Terceiros”, o qual obrigatoriamente deve ser preenchido e devolvido com a devida documentação que comprove as informações prestadas. Toda essa documentação é submetida à análise da Gerência de Meio Ambiente, que avalia inclusive a necessidade da realização de verificações em campo.

Em todos os processos de cotação em que seja avaliada a possibilidade de risco ambiental, são solicitados aos fornecedores documentos que comprovem o pleno atendimento à legislação perante os respectivos órgãos fiscalizadores. Adicionalmente, a empresa informa aos seus fornecedores sobre não aceitação de utilização de mão de obra infantil, bem como da obrigatoriedade do atendimento à Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990—Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nos contratos formalizados, há cláusulas específicas sobre o cumprimento à legislação sócio-ambiental, prevendo penalidades a eventuais infrações, por parte da empresa contratada. Esses processos compõem a estratégia de gestão ambiental da AES Eletropaulo, certificada pela Norma ISO 14001. É importante destacar que os trabalhadores terceirizados também participam dos programas de treinamento e desenvolvimento profissional da AES Eletropaulo.

O papel da empresa não se reduz à atenção na seleção e contratação dos seus parceiros, mas abrange também o apoio ao desenvolvimento e a capacitação de fornecedores, seja via treinamento, seja pelo processo de gestão dos terceirizados, ou ainda pelo compartilhamento de melhores práticas, onde o efeito multiplicador para a cadeia produtiva se faz presente.

Um exemplo da preocupação da empresa com a segurança, seu primeiro valor, é a atividade desenvolvida com a Associação Brasileira das Empresas de Concreto (ABESC), que prevê treinamento sobre segurança na rede elétrica para funcionários das empresas deste setor.

A empresa apóia, ainda, o desenvolvimento de fornecedores de menor porte, buscando a excelência operacional, além de buscar manter relações comerciais duradouras, fundadas em princípios de parceria.