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Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
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Regularização de ligações clandestinas:
o maior programa do país


“Quando eu cheguei (em Heliópolis) só tinha um fio. Com o tempo, para cada um que terminava de construir, a gente ia puxando um gato. Aqui é tudo na gambiarra!” O depoimento é do motorista Clóvis Fernandes da Silva que, como outros moradores de núcleos de baixa renda localizados na área de concessão da AES Eletropaulo, se valia de ligações clandestinas para ter energia elétrica. A AES Eletropaulo estima a existência de quase 480 mil ligações clandestinas em sua área de concessão, uma situação que representa riscos permanentes de incêndios, danos materiais e até acidentes fatais.

Diante desse contexto, até o final de 2006,
a AES Eletropaulo investirá, com autorização da
Agência Nacional de Energia Elétrica,
R$ 55 milhões do Programa de Eficiência
Energética na regularização de 105 mil ligações
clandestinas. O trabalho inclui a doação e a
instalação do padrão de entrada (caixa de
medição, postinho, bengala e disjuntor),
a conscientização dos moradores para o uso
racional de energia e a instalação de posto de
atendimento nos núcleos regularizados.

Tarifa Social Baixa Renda


O desafio é o período de adaptação das comunidades à cobrança pelo uso da energia. Nesse período, as contas são faturadas em, no máximo, 150kWh ao mês (o que significa uma conta de R$ 34,00, na Tarifa Social Baixa Renda). Um trabalho de educação para o uso adequado de energia foi iniciado e dá frutos, conforme atesta o depoimento da dona-de-casa Maria Aparecida Oliveira: “A partir de agora, é banho rápido, luz apagada e TV desligada, quando ninguém estiver assistindo.”

figura6
Espaço para a comunidade

Os postos de atendimento são construídos a partir de uma concepção interativa com a comunidade, que pode pagar suas contas nesses locais, além de ter acesso a uma biblioteca. Os clientes que apresentarem a conta de energia paga podem freqüentar a sala com computadores
ligados à Internet. O primeiro posto foi instalado em Heliópolis e parte dos colaboradores é oriunda da própria comunidade.
Comunidade
Comodatos
Sócio-ambiental
Educação
Programas
Ações Culturais
 
Comunidade

A AES Eletropaulo amplia progressivamente a interação com as comunidades de seu entorno, através de ações voltadas às áreas de Atendimento ao Cliente de Baixa Renda, Segurança, Educação, Cultura, Lazer, Meio Ambiente, Cidadania e Ações Voluntárias.

A tabela e o gráfico a seguir apontam um investimento social externo no valor de cerca de R$ 22 milhões, onde a maior proporção vai para uma variedade de programas e/ou projetos, inclusive campanha de segurança para o público e contribuição a entidades diversas. Em seguida destacam-se os investimentos em educação, cultura, alimentação e creches. Esses investimentos representam cerca de 0,3 % da receita líquida da empresa.

Investimentos Sociais Externos | R$ Mil

figura1


Investimentos Sociais Externos
| % da Receita Líquida
figura2
figura2
Obs.: O item outros contém os valores investidos em campanhas publicitárias direcionadas aos clientes (inclusive sobre segurança) e contribuições a
associações de classe.


figura3

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Cabe ressaltar o esforço da AES Eletropaulo em melhorar as condições de moradia das comunidades de baixa renda em sua área de concessão, especialmente naquelas em que é desenvolvido o programa de regularização de ligações clandestinas. Trata-se de um problema histórico, fruto dos processos de rápida urbanização das cidades, sem adequado planejamento para a infra-estrutura, principalmente nas periferias.

Embora essas regularizações estejam previstas em resolução da ANEEL, a empresa transpõe suas obrigações legais. Implementa programas que possibilitam a melhoria das condições de segurança das instalações elétricas e, com apoio das associações de moradores e de Organizações Não-Governamentais (ONGs), promove a participação das comunidades na definição de metas e no desenvolvimento de ações conjuntas de interesse recíproco.

Atendimento ao Cliente de Baixa Renda

Nessa interação com as comunidades, a empresa possui um processo estruturado para registrar reclamações e promove reuniões com lideranças locais para informar sobre providências a serem tomadas. Houve avanços nesse campo, em relação a 2004, quando a empresa atuava de forma reativa às reclamações e manifestações da comunidade.
 
figura7

figura8
Regularização facilita a vida dos moradores

A energia elétrica regularizada traz vários benefícios às comunidades. A conta de energia é um eficiente comprovante de endereço, documento exigido para abertura de crédito. Também foi com sua conta de luz em mãos que o porteiro José Cícero dos Santos tornou-se correntista em dois bancos privados. “Até então só tinha conta-salário.” O crédito bancário foi um impulso para Cícero mobiliar a casa, no Jardim Pantanal, onde mora com a esposa e dois filhos. Já a energia elétrica, que segundo ele “chegou em boa hora”, permitiu que tivesse, entre outros eletrodomésticos, um aparelho de microondas e uma geladeira nova. Além disso, a iluminação pública vem sendo renovada com a instalação de luminárias e lâmpadas econômicas.