Home

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
Apresentação
Práticas
Relacionamentos
Conclusões
Créditos
Investidores
Público Externo
Público Interno
Fornecedores
Comunidade
Governo
figura1

figura2

figura3
Voluntariado

Além da doação de recursos para campanhas de arrecadação, os funcionários se mobilizam para estimular os colegas a exercerem o voluntariado. A empresa entra com toda a infra-estrutura logística: transporte, embalagens, formas de arrecadação, divulgação. O envolvimento é reconhecido por meio de eventos, como cafés da manhã e entregas de placas e homenagens aos campeões de solidariedade.

Três campanhas já entraram para o calendário de eventos beneficentes dos funcionários: a da Páscoa, a do Agasalho e a de Natal. A primeira reúne funcionários, empresas parceiras e fornecedores, que em 2005 doaram recursos e serviços para 610 crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais da AES Eletropaulo. A Campanha do Agasalho arrecadou cerca de 35.500 peças, entregues à presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin. A Campanha de Natal 2005 recebeu 609 inscrições para apadrinhamento de crianças. Além da realização dos eventos em si, as campanhas têm sido instrumentos de mobilização interna para
ações permanentes.

Está previsto o lançamento de uma campanha permanente de arrecadação de livros para 2006 e um espaço na intranet para divulgação das ações voluntárias desenvolvidas pelos
próprios funcionários.
Comunidade
Comodatos
Sócio-ambiental
Educação
Programas
Ações Culturais
 

Programas Educacionais Permanentes

Os dois programas a seguir representam a maior contribuição continuada da AES Eletropaulo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma plena. Além disso, descentralizam as ações de responsabilidade social, pois as instituições são geridas por duas diretorias regionais.

Através destes programas, a empresa contribui com as Metas do Milênio de forma concreta investindo mais de R$ 2 milhões anualmente.

Circo das Artes

Voltado à inclusão social, o Circo das Artes busca se constituir em referência para as questões da infância e adolescência na comunidade onde está inserido, o Jardim Guacuri, divisa entre os municípios de Diadema e São Paulo. O eixo pedagógico, baseado em arte-educação, privilegia a auto-estima, o autoconhecimento e o trabalho em grupo. A AES Eletropaulo investe cerca de
R$ 1 milhão por ano no projeto, que objetiva constituir-se em uma via de comunicação inicial entre a empresa e os agentes da comunidade, inclusive por meio da participação sistemática de funcionários voluntários. Além de formar crianças e jovens para as artes circenses, o projeto mantém atividades de dança, teatro, artes plásticas, informática, literatura e estímulo à leitura. Essas últimas contam, inclusive, com uma biblioteca, a única da região.

O trabalho é desenvolvido por 19 profissionais, entr e eles educadores com formação universitária. São realizadas visitas domiciliares e é oferecida ao adolescente orientação para o mercado de trabalho.Todas as atividades são complementares à educação formal e interagem com as escolas públicas da região.

O projeto recebeu em 2005 o Prêmio Fundação COGE na categoria Responsabilidade Social. Mas a voz das comunidades é a mais expressiva demonstração da importância do trabalho, como declara uma moradora da região: “Meu filho tem sete anos e não gostava de ficar em casa, vivia na rua. No começo do ano, fiz a matrícula dele aqui para que tivesse um lugar mais seguro para ficar e pudesse aprender coisas boas. Ele acorda de manhã e já diz 'mãe, quero ir para o Circo'. Nós moramos perto e outro dia ele foi sozinho, às sete horas da manhã. Tive que ir buscá-lo, porque o Circo só abre às oito horas.”

figura4

Projeto Luz e Lápis

Educação e cidadania: o projeto é mantido pela
AES Eletropaulo desde 1989 na região de Santo Amaro e compreende duas creches (Capela do Socorro e Guarapiranga), totalmente gratuitas, que oferecem recursos sociais e culturais para crianças oriundas de famílias de baixa renda. Atualmente, atende a 248 crianças (124 em cada Unidade), com idade entre um e seis anos. Nas creches, a proposta pedagógica inclui ações que ressaltam os valores éticos, a transparência, a solidariedade e a diversidade, focalizando a criança e sua família, para o exercício da cidadania. As creches possuem um quadro funcional independente, porém orientado por funcionários da AES Eletropaulo. No total, cada unidade conta com 24 profissionais especializados, dos quais 13 são educadores e os demais divididos entre serviços gerais, cozinha, pessoal administrativo, coordenação, direção, supervisão, enfermagem e seguranças.

figura4
 
figura5

figura5