Home

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
Apresentação
Práticas
Relacionamentos
Conclusões
Créditos
Investidores
Público Externo
Público Interno
Fornecedores
Comunidade
Governo
 






Comunidade
Comodatos
Sócio-ambiental
Educação
Programas
Ações Culturais
 

Segurança e Atuação Sócio-Ambiental

É constante a preocupação da empresa com a segurança das comunidades e com a preservação ambiental das áreas onde se localizam as redes aéreas. Suas equipes são sistematicamente capacitadas e desenvolvem campanhas de orientação para as comunidades, visando ao correto desenvolvimento da arboricultura sob as redes, tanto na zona urbana, quanto rural. Também são passadas orientações quanto aos riscos de construção de lajes e brincadeiras com pipas em locais próximos à rede.

A atenção à saúde e à segurança do consumidor, e conseqüentemente da comunidade, é refletida na realização de estudos e pesquisas técnicas sobre riscos potenciais dos produtos e serviços e, também, na divulgação de informações sobre essa questão para os parceiros comerciais. Além disso, a empresa adota, com agilidade, medidas preventivas ou corretivas em caso de danos.

Ainda nos campos da saúde, segurança e uso eficiente da energia, iniciativas de diversas naturezas são desenvolvidas pela AES Eletropaulo. Entre elas, destacam-se:
—Sistema de Gestão Ambiental, que integra as áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. [13] —Eventos do Programa de Eficiência Energética, realizados em escolas selecionadas da rede pública, que promovem palestras sobre segurança e uso racional da energia elétrica, seguidas de exibição de filmes.
—Palestras sobre segurança em comunidades onde há riscos ou incidência de acidentes, devido, inclusive, ao alto número de ligações clandestinas e a favelas construídas sob as redes elétricas.

O site www.eletropaulo.com.br mantém um link permanente, intitulado SUA SEGURANÇA, com instruções sobre cuidados domésticos, construções, reformas, fios ou cabos partidos, atenção com crianças e primeiros socorros. Mensagens sobre segurança são também divulgadas em outdoors e busdoors, rádio e televisão, totalizando um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões em campanhas publicitárias. As campanhas foram veiculadas nas rádios Jovem Pan, Bandeirantes, Globo, CNB, Eldorado, Capital e Tupi no período de janeiro a março.





Durante o mês de julho foram inseridas vinhetas de advertência nas emissoras de televisão SBT, Bandeirantes e Record sobre obras de reforma de imóveis e de construção civil e brincadeira com pipas.
 
[13] Essa e outras ações da AES Eletropaulo foram, inclusive, premiadas, conforme item 2.2 do presente relatório.