Nos dias 8 e 9 de junho de 2009, a ISPA (International Society for the Performing Arts) promoverá a Academia, em São Paulo. A iniciativa, que antecede o Congresso Internacional, será composta por workshops, seminários e conferências para tratar de temas que refletem as necessidades e interesses nacionais nas áreas da Dança, do Teatro e da Música.
Nessa ocasião, experientes membros da entidade e especialistas convidados, do Brasil e de diferentes países, vão abordar os seguintes assuntos: programas educativos em instituições culturais, formação de platéia para espetáculos e a importância de agentes para artistas.
O evento tem por objetivo promover um grande intercâmbio de informações entre todos os participantes, assim como contribuir para que experiências bem sucedidas sejam replicadas.
Academia da ISPA: São Paulo, Junho de 2009
8 de junho
“A organização e estrutura do mercado para as artes do espetáculo: o papel do agente e do ‘manager’”
Palestrantes
» Bill Smith, Eye For Talent [EUA]
» David Lieberman, David Lieberman Artists’ Representatives [EUA]
» Maria Hansen, diretora executiva, Municipal Theater & Philharmonie Haarlem [Holanda]
» Alicia Adams, Kennedy Center, Washington [EUA]
» Robert Gilder, Robert Gilder Co, Londres [Reino Unido]
Moderador
» Cathy Barbash da Barbash Arts Consulting Services [EUA]
Comentaristas
» Carmen Gomide, Cooperativa de Dança de São Paulo [Brasil]
» Pena Schmidt, programador Auditório Ibirapuera [Brasil]
» Benjamin Taubkin, músico, Núcleo Conteporâneo de S.Paulo e Mercado Cultural da Bahia [Brasil]
» Ricardo Kugler, 1340 Entertainment [Argentina]
» Inês Bogéa, São Paulo Companhia de Dança [Brasil]
» Lívia Maria Paes, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo [Brasil].
Estrutura
I. Boas vindas e apresentações | |||||||
II. História e características da organização do mercado nos Estados Unidos, Europa e Ásia (Cathy) | |||||||
III. Apresentações dos palestrantes internacionais (20 minutos cada um) | |||||||
a. Seus trabalhos, os artistas que eles representam, etc | |||||||
b. Suas experiências trabalhando com artistas brasileiros e/ou latino-americanos; | |||||||
c. Experiências trabalhando no mercado brasileiro com seus artistas internacionais | |||||||
IV. O papel do manager/agente | |||||||
a. Em suas próprias palavras | |||||||
b. A perspectiva dos artistas | |||||||
c. A perspectiva dos programadores/promotores | |||||||
V. Almoço | |||||||
VI. “Caixa de ferramentas” | |||||||
a. Como Organizar uma Turnê | |||||||
b. Como Determinar o Programa | |||||||
c. Como fazer um press kit | |||||||
d. Como fazer contratos e riders | |||||||
9 de junho
“O público de amanhã: Formação de Platéias e Programas Educativos”
Palestrantes
» Katherine Zeserson, Diretora de Educação e Participação, The Sage Gateshead [Reino Unido]
» Anneke Hogenstijn,diretora artística Het Concertgebouw de Amsterdam [Holanda]
» Ben Johnson, Universidade da Minnesota [EUA]
» Paul King, Whitebird e DanceUSA, Portland [EUA]
» Walter Jaffe,Whitebird e DanceUSA, Portland [EUA]
» Jim Beirne, North East Theatre Trust, Newcastle [Inglaterra]
Moderador:
» Robert Robson, The Lowry [Reino Unido]
Comentaristas:
» Miriam Pederneiras, Samba Lelê e Corpo Cidadão—Grupo Corpo, Belo Horizonte [Brasil]
» Susana Krüger, Projeto Guri, São Paulo [Brasil]
» Roberto de Oliveira, DeAnima Ballet Contemporâneo, Rio de Janeiro [Brasil]
» Rosana Paulo da Cunha, Gerência da Ação Cultural do SESC [Brasil]
» Antonio Carlos Neves Pinto, Fundação OSESP [Brasil]
Estrutura
I. Boas vindas e apresentações |
II. Breve introdução: a importância da formação de platéias e breve historia desses esforços |
III. Apresentações dos cinco palestrantes internacionais (aproximadamente 20 minutos cada um) sobre suas experiências (sob a forma de estudos de caso) |
IV. Apresentações dos brasileiros: cada um faz comentários sobre os estudos de caso e suas próprias experiências nessa área (10-15 minutos cada um) |
V. Almoço |
VI. Workshop: Estratégias e técnicas para formação de platéias |
VII. Fórum aberto para apresentações do publico; oportunidade de compartilhar seus projetos e receber comentários dos palestrantes |
VIII. Perguntas e respostas.
* Programa sujeito a alterações |