Aos 60 anos de sua fundação, a ISPA é uma das entidades mais influentes no mundo das artes do espetáculo
Fundada em 1948, em Nova York, a ISPA construiu uma grande rede de intercâmbios, aprendizagem e geração de oportunidades para profissionais de Teatro, Música e Dança.
São cerca de 350 profissionais, de 35 países, os membros da International Society for the Performing Arts. Entre eles estão coreógrafos e músicos, dirigentes de casas de espetáculos, de orquestras e de companhias de teatro e dança, assim como empresários e produtores que exercem papéis de liderança na formulação de políticas culturais, programação, assessoria jurídica, planejamento e gerenciamento de instituições culturais.
Profissionais dedicados a incentivar a comunicação, o conhecimento mútuo e a cooperação internacional entre os profissionais das artes do espetáculo. Os recursos com que a ISPA alcança seus propósitos são programas, reuniões e congressos, além de outros eventos.
Em outras palavras, a ISPA busca potencializar o poder de articulação das instituições e dos profissionais associados; subsidiar o enriquecimento e a força criativa e intelectual das artes do espetáculo; e reafirmar sua importância na sociedade de hoje.
São dois grandes eventos todos os anos: o Congresso Anual da ISPA, realizado desde 1948, sempre em Nova York, em janeiro, e o Congresso Internacional, criado em 1986, e promovido em junho, em alguma outra cidade. Neste ano de 2009 São Paulo sediará o 23º Congresso Internacional da entidade. Entre outras cidades, Londres, Munique, Glasgow, Los Angeles, Paris, Viena, Toronto, Cidade do México e Hong Kong já receberam o Congresso Internacional da ISPA.

A ISPA outorga quatro prestigiados prêmios a pessoas ou instituições que tenham contribuído marcadamente para o desenvolvimento das artes do espetáculo.
Artista Emérito—Concedido a artistas que exibam incontestáveis provas de dedicação e talento nas artes do espetáculo. Já receberam o prêmio: Gilberto Gil, cantor e compositor brasileiro; Regina Carter, uma das maiores violinistas da atualidade; Sir Cameron Mackintosh, famoso produtor teatral inglês; Kurt Masur, grande maestro alemão, entre outros.
Medalha Internacional de Honra ao Mérito—Concedida aos profissionais que contribuem, no âmbito internacional, para o desenvolvimento das artes do espetáculo, tais como administradores e empresários, educadores, profissionais da área de marketing e diretores de festivais. Na lista de premiados, estão:
Edna Landau, diretora IMG Artists, uma das maiores agências internacionais de artistas, e Miriam Makeba, cantora africana e o criador de orquestras juvenis e infantis José de Abreu, premiado este ano.
Prêmio Patrick Hayes—Este prêmio, que leva o nome do criador da ISPA, é o único concedido exclusivamente a membros da entidade e que reconhece a atuação no campo da gestão cultural.
Prêmio Angel—Concedido a um indivíduo ou organização que ofereça contribuições significativas às artes do espetáculo em áreas como gestão, captação e amparo financeiro e que, tendo ultrapassado limites nacionais ou institucionais, merece reconhecimento internacional.
Já foram reconhecidos com este prêmio: a México City Historic Center Foundation, a Mellon Foundation, o Banco de Investimentos Credit Suisse e a Meyer Foundation.

 

 

Congresso da ISPA - International Society for the Performing Arts - que terá lugar em São Paulo em junho, vai premiar atriz, pianista e grupo de dança.

 

A ISPA, uma das mais influentes entidades do mundo voltada para o desenvolvimento do Teatro, da Música e da Dança, aproveitará o ensejo de seu 23º Congresso Internacional, a se realizar em São Paulo, entre 10 e 13 de junho deste ano, para conceder o prêmio de Artista Emérito a três entre os mais destacados representantes daquelas artes. O prêmio é concedido a artistas que exibam incontestáveis provas de dedicação e talento nas artes do espetáculo. Foram laureados com o Artista Emérito: Gilberto Gil, cantor e compositor brasileiro; Regina Carter, uma das maiores violinistas da atualidade; Sir Cameron Mackintosh, famoso produtor teatral inglês e Kurt Masur, grande maestro alemão, entre outros (*). A premiação ocorrerá durante o jantar de encerramento do Congresso, às 21h00 do dia 13 de junho, na Sala São Paulo.

 

Atriz: Fernanda Montenegro

 

Pianista: Nelson Freire

 

Dança: Grupo Corpo

 

(*) Outros premiados: Anna Deavere Smith, Emerson String Quartet, Sir Peter Maxwell Davies, Fernando de la Mora, Ravi Shankar, Evelyn Glennie, Van Cliburn, Peter Sculthorpe, Tan Dun, Laurie Anderson, Pina Bausch, Leon Fleisher, Sir Simon Rattle, Twyla Tharp, Eliot Carter, Oscar Peterson, Erick Hawkins, Stephen Sondheim, Teresa Stratas, Dame Joan Sutherland, Mandawuy Yunupingu, Cab Callaway, Merce Cunningham, Julliard String Quartet, Christa Ludwig, Pierre Boulez, Lukas Foss, Skitch Henderson, Amalia Hernandez, Marcel Marceau, Jean Pierre Rampal, Tony Randall, Sir Colin Davis, Bella Lewitzky, Peter Sellars, Peter Serkin, Gerald Arpino, Betty Comden & Adolph Green, Dietrich Fischer-Dieskau, Philip Glass, Sherrill Milnes, Paul Taylor, Rudolf Serkin, Martha Graham, Mikhail Baryshnikov, Joshua Logan, Benny Goodman, Beverly Sills.

 


Para maiores informações acesse
http://www.ispa.org

e-mails para contato
info@ispa.org
ispa@assaoc.org.br


Para se associar à ISPA
http://www.ispa.org/how.html

 

Telefone 00 + operadora + 1 212 206 8490
Fax 00 + operadora + 1 212 206 8603
Endereço 305 7th Avenue, 5 th Floor
New York NY 10001