Dois workshops vão chamar a atenção dos congressistas
Ari Colares, na área de música e Reinaldo Soares na de dança, apresentam duas “aulas” fortemente marcadas por ritmos brasileiros.
O workshop de Ari Colares tem por tema Vivência com Percussão e Ritmos Brasileiros. Elaborado para proporcionar ao participante uma experiência lúdica de construção musical baseada na improvisação e na prática de ritmos populares brasileiros, nele serão utilizados instrumentos de percussão de diversas "famílias" de timbres – peles, madeiras, metais, sementes, etc. – e de alturas – agudos, médios, graves.
Na primeira parte, são apresentados os instrumentos de percussão, com foco especial no pandeiro. Após demonstrações do coordenador, os participantes serão convidados a participar coletivamente de uma criação musical.
Ari Colares é percussionista e estudioso da diversidade musical brasileira. Já se apresentou em muitos países e com diversos artistas, destacando-se: Benjamim Taubkin, Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Cesar Camargo Mariano, Yamandu Costa, Toninho Ferragutti, Nailor Proveta, Mônica Salmaso e Zizi Possi, entre outros.
Bacharel em percussão pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo,Ari Colares leciona percussão popular na Escola de Música de São Paulo Tom Jobim. Sua atividade pedagógica tem se estendido também ao exterior, destacando-se: 22 workshops em Hong Kong; cursos internacionais Orff de Madrid e de Salzburg; duas semanas de cursos no festival “Percussons” em Paris e uma semana de workshops no festival “Brazilian’s Week”, em Tucson, EUA. Desde 2008 faz parte do corpo docente do curso de Licenciatura em Música Brasileira da Universidade Anhembi Morumbi.
Ari Colares
12 de junho – das 17h30 às 19h00
Sesc Pompéia – Sala 01 das Oficinas
Rua Clélia, 93 – T: 55 11 3871 7700
Duração: 90 minutos
13 de junho – das 12h40 às 14h10
Auditório Ibirapuera – Sala de Ensaios-Escola
Avenida Pedro Álvares Cabral s/nº Portão 2 - T: 55 11 3629 1075
Duração: 90 minutos
Reinaldo Soares é bailarino, coreógrafo e professor e, segundo ele, seu workshop “começa com exercícios de soltura, usando movimentos de diferentes ritmos brasileiros como samba, pagode e lambada, tornando-o mais descontraído e alegre. Na aula são usados passos básicos para uma boa assimilação dos participantes. Ele aconselha o uso de roupas e calçados confortáveis para melhor aproveitamento da no workshop.
Reinaldo Soares é Professor de Jazz, Flamenco, Danças Étnicas e Danças de Salão. Foi professor na Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo. Foi assistente de Bertazzo em vários espetáculos. Dançou com a Cia. de Dança de Diadema, sob direção de Sandro Borelli; com a Cia. Danças, sob direção de Cláudia de Souza; e, em vários países, com a Cia. Lúdica Dança, sob direção de Susana Yamauchi e João Maurício.
Reinaldo Soares
12 de junho – das 17h30 às 19h00
Sesc Pompéia – Conjunto Esportivo 11º andar
Rua Clélia, 93 – T: 55 11 3871 7700
Duração: 90 minutos
13 de junho – das 12h40 às 14h10
Auditório Ibirapuera – Quartelado
Avenida Pedro Álvares Cabral s/nº Portão 2 – T: 55 11 3629 1075
Duração: 90 minutos