Locais emblemáticos de São Paulo receberão eventos do 23º Congresso Internacional da ISPA

 

MASP | Museu De Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578 | T 55 11 3251 5644
http://masp.uol.com.br
Fundado pelo jornalista Assis Chateaubriand e pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi em 1947, o MASP teve sua primeira sede no centro da cidade. Em 1968 foi transferido para a Avenida Paulista, em sede projetada por Lina Bo Bardi.
Seu prédio, marco da arquitetura da cidade de São Paulo em virtude de enorme vão livre, foi tombado pelo CONDEPHAAT—Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico—em 1982. Seu acervo, formado por obras capazes de representar as principais correntes da arte universal, faz dele um dos mais importantes museus da América Latina. O extenso programa de exposições, eventos, a Escola do MASP e o Serviço Educativo fazem do museu uma instituição de projeção nacional e internacional.

 

Sala São Paulo
Rua Mauá, 51 | T 55 11 3223 3966
http://www.salasaopaulo.art.br
Na sua origem, o velho prédio do século IXX abrigou uma estação ferroviária.
Hoje, totalmente restaurado e reformado pelo Governo do Estado, abriga a Sala São Paulo, uma das mais modernas salas de concertos do mundo. Com capacidade para 1484 espectadores, foi concebida para ser a sede da OSESP–Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Trata-se de um espaço para apresentações de orquestras sinfônicas e de câmara, construído dentro dos mais avançados padrões internacionais, equipara-se às três salas de concertos mais conceituadas da atualidade: Boston Symphonic Hall, Musikvereinssaal, Viena e o Concertgebouw, Amsterdã.

 

Parque da Água Branca
Av. Prof. Francisco Matarazzo, 455 | T 55 11 3865 4130
http://www.parqueaguabranca.sp.gov.br
Um dos mais charmosos parques de São Paulo, o Parque Dr. Fernando Costa,
mais conhecido como Parque da Água Branca, foi criado nos primeiros anos do século XX para ser a Escola Prática de Pomologia e Horticultura, no que era, então, a periferia da cidade. Hoje, no mesmo local, mas incrustado numa área urbana densamente povoada, abriga, em seus 136 mil m2, eventos agropecuários, exposições, provas zootécnicas e atividades de lazer, arte e cultura—entre e las a pesquisa e a preservação da história da agricultura paulista. O Parque, onde vivem 3 mil espécies arbóreas adultas, mantém ainda um viveiro de mudas e flores, um museu geológico e uma feira de produtos orgânicos que ocorre às terças e Sábados das 07h00 às 12h00.

 

CEU Alvarenga
Estrada do Alvarenga, 3752 | T 55 11 5672 2550
http://culturaceualvarenga.blogspot.com
CEU Alvarenga é um Centro Educacional Unificado com três escolas para educação formal de crianças e jovens de zero a 14 anos. Além disso, o Centro tem estruturas para atividades culturais, de esporte e lazer para a comunidade em seu entorno: teatro, foyer, anfiteatro, ateliês, estúdios, padaria, bosque, playground, quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de skate, piscinas, biblioteca e telecentro—além de cursos e eventos alternativos para as famílias que vivem nos seus arredores. Funciona diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados.

 

SESC Pompéia
Rua Clélia, 93 | T 55 11 3871 7700
http://www.sescsp.org.br
Uma antiga fábrica abriga um grande centro cultural num bairro povoado em grande parte por imigrantes italianos que chegaram à cidade quando se apagavam as luzes do século IXX. Reformado e adaptado às suas novas funções, o velho edifício mantém, numa área de 23 mil m2, algumas de suas características originais, além de um teatro para 800 pessoas, biblioteca, restaurante, ginásio de esportes, piscina e oficinas de arte.

Auditório Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº | T 55 11 3629 1075
http://www.auditorioibirapuera.com.br
O Parque do Ibirapuera foi concebido pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em comemoração ao IV Centenário da cidade de São Paulo. Muitos anos depois, em 2005, foi inaugurado o Auditório Ibirapuera, que já fazia parte do projeto original de Niemeyer para o Parque. O Auditório foi uma contribuição da empresa TIM Celular à Prefeitura do Município de São Paulo. O espaço é utilizado para atividades culturais, com programação semanal dedicada à diversidade musical. No prédio funciona também uma Escola de Música, com 120 jovens e crianças que formam a Orquestra Brasileira da Escola do Auditório.