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Qualidade
Todos os anos são crescentes os índices de qualidade e confiabilidade das usinas do sistema.
Os resultados de 2005 comprovam isso: o índice de disponibilidade da unidade geradora (DUG)
subiu da marca de 90,9%, em 2004, para 92,6% este ano.
A taxa de falha das usinas também teve excelente desempenho – saiu de 2,5 em 2004 para
1,6 em 2005 –, fruto do programa de gestão operacional implantado nas unidades.
Confiabilidade
Com o objetivo de aprimorar o planejamento dos trabalhos de manutenção e reforma das usinas,
a Companhia iniciou a implantação do sistema de RCM (Reliability Centered Maintenance ou
manutenção centrada em confiabilidade), ferramenta destinada a elaborar um
cronograma eficiente de manutenções preventivas.
Esse programa permite, entre outros recursos, avaliar a capacidade de resistência do
conjunto de peças que compõe cada usina hidrelétrica, para potencializar a relação custo x benefício.

A Empresa também adotou, no ano, o projeto HILP (High Impact Low Probability),
sistema desenvolvido para aprimorar a gestão operacional, que contribui para
manter elevados os níveis de disponibilidade e desempenho na geração de energia elétrica.
Essa ferramenta consiste na avaliação, no que se refere à segurança e ao impacto financeiro,
de eventos de baixa probabilidade mas alto impacto, que podem ocorrer nas usinas.
Em 2005, essa análise foi desenvolvida para a UHE Água Vermelha. Em 2006,
há a previsão de desenvolvimento para todo o parque gerador da AES Tietê,
de acordo com o plano definido pelo Grupo de Geração da AES da América Latina.
Com essa análise, eventos HILP podem ser definidos e adotadas ações preventivas.
Ferramentas de Gestão
A AES Tietê está engajada em um programa internacional, denominado Genesis,
desenvolvido pela AES Corporation e unidades do Grupo de diversas regiões do mundo, para
aperfeiçoar e centralizar as ferramentas de gestão. Os trabalhos de planejamento e
desenvolvimento desse programa na AES Tietê terão início em 2006, para implantação em 2007.

O programa utilizará como base o software SAP e permitirá melhor desempenho tanto na
área comercial como operacional e administrativa, possibilitando maior controle e
confiabilidade nas informações.

A partir da implantação do Projeto Genesis, todos os dados estarão concentrados no data-center
da holding, nos EUA, o que irá gerar um processamento de dados consolidado,
sinônimo de ganhos de escala e maior segurança.

Em sua rotina, a AES Tietê já adota ferramentas como o sistema de gestão Balanced Score Card,
destinado ao direcionamento das ações, controle de performance e integração de atividades
das diversas áreas.
Gestão do Conhecimento
Atingir os elevados padrões de excelência projetados requer colaboradores estimulados e,
sobretudo, preparados. Por isso, a AES Tietê implantou, em dezembro de 2004, o
Sistema de Educação Corporativa, fundamentado na Gestão do Conhecimento.
O objetivo é criar e manter um ambiente organizacional de aprendizagem contínua e
de transferência do conhecimento.

Empregados com conhecimentos técnicos reconhecidos que voluntariamente repassam
esse conhecimento para seus colegas, por meio de projetos estruturados, atuando como
multiplicadores. A Companhia possui, inclusive, um programa para desenvolver as
habilidades de ensino desses multiplicadores, nos aspectos técnicos e metodológicos.

Dentro do conceito de gestão de conhecimento, também foi iniciado, em 2005, o
mapeamento das competências técnicas disponíveis para a formação de um
banco de especializações, o Talent Pool: Acquisitions Support. A iniciativa tem como
objetivo obter ganhos de sinergia não só para a Companhia como para as empresas
do Grupo AES no Brasil e em nível internacional.
Imagem
A valorização da imagem junto a todos os públicos-alvo é prioridade na estratégica da AES Tietê.
Por isso, desde 2004, a Empresa desenvolve programas de aproximação com as diversas comunidades
com as quais interage, particularmente dos municípios que sediam suas usinas.

O trabalho segue basicamente em duas direções: prevenção e administração de crises
(que exige o trabalho integrado de profissionais de várias áreas) e divulgação/valorização dos
aspectos positivos da Empresa, seja por meio de contatos diretos, campanhas publicitárias,
contatos com a imprensa, eventos ou ações de responsabilidade social integradas à
estratégia corporativa.

Para valorizar os profissionais da área operacional e, ao mesmo tempo, obter maior eficiência
nos contatos regionais, a Companhia constituiu, em 2005, o “ Conselho de Comunicação e
Responsabilidade Social”, que, composto por profissionais das usinas coordenados pela
á rea corporativa, em São Paulo, tem a missão de funcionar como elo entre a Empresa e a
comunidade local. A esses funcionários são oferecidos, freqüentemente, cursos e treinamentos a
respeito de comunicação e responsabilidade social. No final de 2005, teve início também uma
campanha publicitária com informações de utilidade pública, veiculada apenas
no interior do Estado.
Prêmios e Reconhecimentos
Como resultado de um trabalho desenvolvido há muitos anos, a AES Tietê conquistou
prêmios e resultados importantes em pesquisas empresariais nos anos de 2004 e 2005:
Melhores e Maiores 2005 da Revista Exame
O anuário da Revista Exame classificou a AES Tietê como a melhor empresa na categoria
“ Serviços Públicos” no ano de 2004.
Os critérios de avaliação foram baseados nos quesitos crescimento de vendas, rentabilidade e
investimentos, entre outros.

As Melhores na Gestão de Pessoas 2005
O anuário “Valor Carreira”, do jornal Valor Econômico, inseriu a AES Tietê entre
as 82 melhores empresas do Brasil, eleitas pelos próprios funcionários,
como referência em clima organizacional.

3º Benchmarking Ambiental Brasileiro 2005
Segunda colocação, na categoria menção honrosa, para o Programa de Reflorestamento de
Á reas de Preservação Permanente da AES Tietê.
O Benchmarking seleciona cases em função dos benefícios à instituição, à comunidade
e ao meio ambiente natural e seu alinhamento com as três dimensões da sustentabilidade:
econômica, social e ambiental.

Platinum List 2004 da Revista Forbes Brasil
AES Tietê conquistou o oitavo lugar no ranking geral Platinum List 2004, da revista Forbes Brasil,
que classifica as 200 melhores empresas brasileiras de capital aberto, entre as organizações
com patrimônio líquido acima de R$ 10 milhões.