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Governança Corporativa
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A AES Tietê adota as melhores práticas de governança corporativa e direciona seus esforços no
sentido de ampliar os níveis de sustentabilidade da Companhia, privilegiando a transparência e o
respeito em suas ações e em sua comunicação com todos os públicos com os quais se relaciona;
o respeito para com o meio ambiente e a inserção na comunidade; e o crescimento econômico
seguro e consistente da Companhia, para garantir a justa remuneração a seus acionistas.

Embora não tenha aderido a qualquer padrão de práticas de governança corporativa da
Bolsa de Valores de São Paulo, a Empresa já adota um princípio que, em 2006,
tornou-se uma exigência da Bovespa para as empresas que participam do Nível 2:
27% dos membros de seu Conselho de Administração são representantes independentes.
Essa iniciativa está alinhada com os princípios de governança que norteiam a
estratégia corporativa do grupo AES no mundo.

Por pertencer a um grupo norte-americano com ações listadas na Bolsa de Nova Iorque,
a AES Tietê, em 2005, padronizou processos e controles para enquadrar-se às exigências da
Lei Sarbanes-Oxley, à qual está submetida a AES Corporation.
Conselho de Administração
O Conselho de Administração é composto por onze membros, dos quais sete representam
o acionista controlador, um o BNDESpar, um os funcionários e dois são membros independentes.
O mandato unificado é de três anos.
Comitê de Gestão
A Companhia mantém um Comitê de Gestão permanente com seis membros –
três representantes da AES e três do BNDES.
Cabe ao Comitê prestar suporte e assessoria técnica ao Conselho de Administração
e à Diretoria. Compete ao Comitê de Gestão:
(i) analisar as propostas do Plano de Negócios Anual;
(ii) analisar as propostas de planos de investimentos na expansão, reposição e
melhoria das instalações, programação e orçamento de operação e manutenção;
(iii) acompanhar a evolução dos índices de desempenho;
(iv) aferir a adequada prestação de serviços, em atendimento aos padrões exigidos
pelo órgão regulador; e
(v) acompanhar a execução do Plano de Negócios Anual, assim como a análise de
todas as questões que envolvam aspectos estratégicos e relevantes de natureza
técnico-operacional, jurídica, administrativa, econômico-financeira, ambiental e social.
Conselho Fiscal
É composto por até cinco membros, dos quais três representantes do BNDES e
dois membros indicados pelos acionistas minoritários.
Auditoria Externa
A empresa Ernst & Young Auditores Independentes responde pela auditoria externa da
AES Tietê desde 2004, atendendo à obrigatoriedade de rodízio a cada cinco anos.
Durante o ano, não foram contratados serviços complementares ou de consultoria com
essa empresa, mantendo-se o foco de seus serviços exclusivamente em auditoria contábil.
Relações com Investidores
Para garantir total transparência em suas relações com o mercado e perfeita eqüidade na
divulgação de informações, a Empresa dispõe, desde 2004, de uma Política de Divulgação de
Informações Relevantes, aprovada pelo Conselho de Administração, de acordo com as
determinações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A área de Relações com Investidores,
encarregada do atendimento às demandas de investidores e analistas, tem também como missão
aproximar ainda mais a Companhia do mercado. Para facilitar o acesso desses profissionais às
informações, a área de RI realizou, em 2005, quatro teleconferências para a apresentação e
divulgação de seus resultados, realizou várias reuniões com analistas e investidores em diferentes
eventos e promoveu uma reunião pública na ABAMEC-RJ (Associação Brasileira de Analistas de
Mercado de Capitais). Com o trabalho realizado pela área e a maior liquidez das ações na Bovespa,
a Companhia teve o número de instituições financeiras que fazem a cobertura regular de
seu desempenho ampliado de três ao final de 2004, para 10 ao final do exercício de 2005.