Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
Apresentação
Práticas
Relacionamentos
Créditos
Público Externo
Público Interno
Fornecedores
Comunidade
Governo
 
Compromisso com as Pessoas

Na edição de março de 2005, a revista Você S/A trouxe uma reportagem sobre as empresas brasileiras onde pessoas em cargos de gerência e diretoria têm mais chances de crescer profissionalmente. A fonte foi a organização Great Place to Work Institute, responsável também pela pesquisa que aponta as melhores empresas para se trabalhar, entre outras no universo corporativo, e colocou a AES Sul em 29¼ lugar entre 50 empresas selecionadas em todo o Brasil. As empresas componentes da amostra apresentaram diferentes características quanto a modelo de gestão, setor de atuação e estilo de liderança. Na avaliação da organização responsável pela pesquisa, os profissionais de hoje compreendem melhor seu perfil e sabem que o sucesso é resultado do esforço, sustentado em boas práticas e no prazer de trabalhar. A presença da AES Sul nesta seleta lista de empresas é reflexo de uma postura organizacional na qual o profissional encontra estímulo para crescer, apoio técnico e interpessoal para desenvolver suas tarefas, preocupação constante com a segurança e com o bem-estar das pessoas e das famílias.

Ter prazer em trabalhar na AES Sul e a oportunidade de alcançar seus objetivos são os dois elementos que a empresa incute e espera encontrar em todos os colaboradores, os quais em 2005 somaram 771 pessoas. Junto a estes, 846 terceirizados e 69 estagiários apoiaram a consecução dos objetivos traçados para o período. A força de trabalho da empresa estava assim distribuída ao final do exercício: (mais detalhes na Tabela Balanço Social Anual Ibase).

Dentro dos focos estratégicos da AES Sul, de forma perene, estão sempre presentes a busca do atendimento das necessidades dos colaboradores, além da viabilização de oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
O trabalho da equipe de Recursos Humanos também se dá na esfera na valorização das pessoas e potencialização de sua auto-estima, que em 2005 teve no projeto Integração e Desenvolvimento das Regionais e
Á reas Corporativas
um ponto de
apoio fundamental.

O projeto se fez necessário na esteira do processo de reestruturação da AES Sul, pois era importante informar às pessoas o que estava acontecendo na empresa e o que era esperado dos colaboradores. Assim, três das cinco regionais foram trabalhadas no ano de 2005, com a realização de eventos de conscientização e informação, com participação de colaboradores, gerências e diretoria. Um dos resultados positivos dessas intervenções—que continuarão acontecendo bimensalmente em 2006—
foi o aumento do Índice de Satisfação dos Colaboradores com Conhecimento das Expectativas e Rumos da Empresa (revelado em pesquisa realizada pelo Grupo AES) de
77 para 81, entre os anos de 2004 e 2005.
O índice pontua de 0 a 100, sendo o menor conhecimento/satisfação e 100 o maior.


 
   
      Também em 2005 foi implantado o Plano de Carreira e Sucessão nas áreas operacionais da empresa, sendo que nas demais áreas será implantado em 2006, concluindo o processo que dará ao colaborador maior conhecimento sobre suas possibilidades na empresa e o que fazer para alcançar maior desenvolvimento profissional.      
   
             
    Entre os canais de comunicação usados para informar os colaboradores, estão o AES Sul News, que também é enviado para órgãos públicos e tem periodicidade trimestral, e o informativo VIDA—Segurança, Meio Ambiente e Saúde, que circula mensalmente entre os colaboradores, trazendo as novidades sobre campanhas realizadas pela empresa, dicas de segurança, equipamentos e até atividades festivas.

No processo de avaliação promovido pela aplicação dos Indicadores Ethos—Abradee 2005, a AES Sul obteve pontuação de 178,06 em possíveis 375,00 pontos.
Os gráficos a seguir refletem o estágio em que se encontra a empresa com relação a diversos pontos relevantes do item Público Interno. Além disso, o texto que complementa os gráficos provê detalhes sobre a postura da AES Sul e as ações realizadas.

     
  Diálogos e Participação      
         
  Estágio da Empresa


     
  Relações com Sindicatos   Além de permitir a atuação dos sindicatos no local de trabalho, fornece informações sobre as condições de trabalho na empresa, e os dirigentes da empresa se reúnem periodicamente com os sindicatos para ouvir sugestões e negociar reivindicações

 
  Gestão Participativa
  Disponibiliza informações sobre a empresa, treina empregados para compreendê-las e analisá-las e também disponibiliza econômico-financeiras  
           
        Ver Complemento  
         
  Respeito ao Indivíduo      
         
  Estágio da Empresa


     
  Compromisso com o Futuro das Crianças

  A empresa não havia tratado antes deste assunto  
  Valorização da Diversidade   Declara-se contra comportamentos discriminatórios no ambiente interno e na relação com seus clientes, mas não possui processos formais de promoção da diversidade  
           
        Ver Complemento  
         
  Trabalho Decente      
         
  Estágio da Empresa


     
  Política de Remuneração,
Benefícios e Carreira

  Valoriza competências potenciais, estimulando os funcionários por meio da remuneração e do investimento em seu desenvolvimento profissional e levando em conta sua capacidade futura de crescimento e desenvolvimento de novas habilidades.

 
  Cuidados com Saúde, Segurança e Condições
de Trabalho

  Possui planos e metas para ultrapassar os padrões de excelência em saúde, segurança e condições de trabalho em seu setor.  
  Compromisso com o Desenvolvimento
Profissional e
Empregabilidade

  Além de promover capacitação contínua, oferece bolsas de estudo ou similares para aquisição de conhecimentos com impacto positivo na empregabilidade de seus funcionários, independentemente da aplicabilidade em sua função atual.

 
  Comportamento Frente
a Demissões
  Além de discutir alternativas internamente e criar incentivos para demissão voluntária, estabelece indicadores socioeconômicos (idade, estado civil, número de dependentes) para orientar a definição de prioridades.

 
  Preparação para Aposentadoria   Orienta e oferece assessoramento regular quanto a modificações na legislação, alternativas e procedimentos administrativos necessários para a obtenção da aposentadoria.
 
        Ver Complemento